Para limpar o LCD

Sem muito trabalho, dá para manter o LCD da câmera sem aquelas marcas de dedos e sujeira que costumam impregnar a tela. Um cotonete, um pano macio ou papel (melhor se for como os que acompanham kits de limpeza) e álcool absoluto ( isopropílico) dão conta do recado.

Embeba de leve o cotonete no álcool. Veja que o isopropílico é quase álcool 10o% – isto é, sem água -, evapora rapidamente e afasta o risco de molhar o equipamento.

Álcool quase 100% e cotonete, o básico

 

Passe o cotonete suavemente no LCD. Note que a evaporação é praticamente na hora, sem muitas delongas.

Vai ficar uma espécie de película depois de o álcool ter sido passado. Normal.

Com o pano ou papel seco, faça movimentos circulares sobre o LCD. Bem de leve. É importante o pano/papel ser de qualidade…senão, o perigo é riscar o LCD. E aí não há álcool que dê jeito.

Limpe o LCD até perceber que todo vestígio de sujeira saiu. Obviamente, em pouco tempo vai estar com outras marcas até porque é difícil manusear o equipamento sem NUNCA encostar no LCD.

Para garantir, o kit limpeza ajuda: bombinha “puf-puf” (de ar, para tirar poeiras e impurezas), papel macio e mesmo o fluido para limpeza de lentes que eles vendem junto…mas evite usá-lo no LCD. Prefira o álcool isopropílico, que com algum empenho pode ser encontrado em farmácias comuns. Se não encontrar, é só pedir em farmácias de manipulação que eles têm.

LCD após limpeza

Anúncios

Sobre Rodrigo G. Castro
Professor na Faculdade de Tecnologia de Jahu (Fatec-Jahu), jornalista, mestrando em TV Digital e com pesquisa em novas tecnologias, mídias digitais e educação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: